Blog Wasser Advogados

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Multa em caso de música acima do volume permitido




A 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 3ª Vara de Andradina para que quatro rapazes da cidade não utilizem o volume do som de seus automóveis acima dos níveis permitidos pela legislação, sob pena de multa de R$ 3 mil reais para cada episódio de descumprimento.

De acordo com a ação proposta pelo Ministério Público, os homens foram flagrados por policiais tocando música acima do permitido, o que teria configurado a prática de poluição sonora e dano ao meio ambiente urbano. O relator do recurso, desembargador Moreira Viegas, destacou em seu voto que os fundamentos da decisão de primeiro grau estão corretos: a perícia constatou a existência de equipamentos nos veículos que permitiam a emissão do som acima dos 50 decibéis tolerados em áreas residenciais da cidade. “O dever dos demandados em cumprir a legislação é indiscutível. Não se pode abusar do direito de ir e vir e prejudicar os demais cidadãos”, afirmou o juiz.

O julgamento do recurso teve a participação dos desembargadores Zélia Maria Antunes Alves e Torres de Carvalho. A votação foi unânime.

Apelação 0003858-16.2013.8.26.0024

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo

terça-feira, 1 de abril de 2014

Como acabar com reuniões inúteis



Por Jeff Weiner - CEO at LinkedIn...

Pergunte a sua equipe para identificar o seu maior assassino de produtividade e, inevitavelmente, duas questões vão subir para o topo da lista: gestão de suas caixas de entrada e seus horários de reuniões. Vou enfrentar o ex em um post futuro. Por agora, eu gostaria de se concentrar em aumentar o valor de reuniões através da partilha de uma prática nossa equipe implementou com grande efeito.

No LinkedIn, eliminamos essencialmente a apresentação. Em vez disso, nós pedimos que os materiais que normalmente foram apresentados durante uma reunião ser enviados aos participantes pelo menos 24 horas de antecedência para que as pessoas possam se familiarizar com o conteúdo.

Tenha em mente:. Só porque o material foi enviado não significa que ele será lido Tomando uma página do livro de Jeff Bezo , começamos cada reunião, fornecendo participantes cerca de 5-10 minutos para ler o convés. Se as pessoas já o leram, isso lhes dá uma oportunidade para refrescar sua memória, identificar as áreas que gostariam de ir mais fundo em, ou simplesmente ler e-mails.

Se a idéia de dar início a uma reunião com até 10 minutos de silêncio lhe parece estranho, você não está sozinho. A primeira vez que li sobre esta prática imediatamente conjurou imagens de uma biblioteca ou sala de estudo, dois dos últimos fóruns eu igualam com a produtividade reunião. No entanto, após as primeiras vezes que você experimentá-lo, não só não seria estranho - será bem-vindo. Isto é particularmente verdadeiro quando as reuniões terminar mais cedo, com participantes de concordar que foi um tempo bem gasto.

Uma vez que as pessoas tenham concluído a leitura, é hora de abri-lo para discussão. Não há apresentação. É importante manter-se vigilante quanto a este ponto, como a maioria das pessoas que prepararam os materiais vão começar a apresentar reflexivamente. Se você está preocupado com a aparecer insensível, não permitindo que as pessoas que trabalharam duro nos materiais para ter seu momento de forma construtiva lembrar o grupo esta é uma prática nova que está a ser aplicado em toda a empresa e vai beneficiar todos os participantes da reunião, incluindo o artista anteriormente conhecido como o apresentador.

Com a apresentação eliminado, a reunião pode agora ser exclusivamente focada na geração de um discurso valioso: Fornecer contexto compartilhado, mergulho mais profundo nos dados particularmente convincentes e idéias, e talvez mais importante, ter um debate significativo.

Se o material tem sido bem pensado e de forma simples e intuitiva articulada, as chances são a necessidade de esclarecer questões serão mantidos a um mínimo. Nessas situações, você pode ser agradavelmente surpreendido ao ver uma reunião que havia sido marcada para uma hora é, na verdade, mais depois de 20-30 minutos.

Claro que, mesmo o material mais bem preparado pode chegar a uma recomendação altamente controversa ou conclusão. No entanto, a boa notícia é os participantes da reunião vai agora ser capaz de cavar o assunto e compartilhar suas opiniões reais, em vez de perder tempo ouvindo um re-hash infinito de pontos que já está familiarizado com, ou pior ainda achar irrelevante ou redundante .

Além de eliminar as apresentações em favor de discussões, a seguir estão algumas práticas adicionais que eu aprendi ao longo do caminho quando se trata de gerir reuniões eficazes:

01. Definir o objetivo da reunião. 

Fazendo uma pergunta simples no início da reunião, "Qual é o objetivo desta reunião", pode ser inestimável em termos de garantir todos estão na mesma página e focado em manter a reunião no ponto, em vez de permitir que ele devolve para baixo ratholes infinitas não relacionados ao assunto em questão. Eu vi algumas empresas ir tão longe quanto incluindo o objectivo reunião na folha de rosto dos materiais.

02. Identificar quem está dirigindo. 

Cada reunião tem uma pessoa atrás do volante. Mais de um motorista e ele vai ser proibitivamente difícil manter o carro na estrada. O papel principal desta pessoa ponto é assegurar a conversa continua a ser pertinente, que nenhuma pessoa acaba dominando a discussão, e que as discussões adjuntos que possam surgir durante o curso da reunião são tomadas offline.

03. Aproveitar o tempo para definir semântica (e primeiros princípios). 

Ele nunca deixa de me surpreender como frequentemente reuniões sair dos trilhos em virtude de diferenças semânticas. Imagine reunir uma Assembléia Geral das Nações Unidas, sem os fones de tradução em tempo real e você terá o direito visual. As palavras têm poder, e, como tal, vale a pena investir tempo inicial para garantir que todos estão na mesma página, em termos do que certas palavras-chave, frases e conceitos significam para os vários grupos ao redor da mesa.

04. Atribuir a alguém a tomada de notas. 

Isso não deve ser o equivalente a uma estenógrafa do tribunal documentando cada palavra pronunciada, mas sim alguém que é bem versado em objectivos da reunião e que tem uma clara compreensão do contexto que pode capturar apenas os pontos mais salientes. Isto não só evita o clássico Rashomon efeito - várias pessoas que recordam um evento de várias maneiras - mas também cria um plano de registro para o que foi discutido e acordado. Isso também pode ser particularmente valiosa para os convidados que não foram capazes de fazer a reunião.

05. Resumir principais itens de ação, resultados e pontos de prestação de contas. 

Não termine a reunião sem resumindo as principais conclusões, itens de ação e pontos de prestação de contas para entregar sobre os próximos passos. Este resumo é geralmente a primeira coisa a sofrer se a reunião correu muito tempo e as pessoas começam a correr para o seu próximo evento programado. No entanto, é sem dúvida a coisa mais importante que você vai fazer na reunião (e é ostensivamente o motivo da reunião para começar). Ter a disciplina para garantir participantes sente-se apertado e manter o foco enquanto os próximos passos estão sendo discutidas e acordadas.

06. Perguntar o que você pode fazer melhor. 

Gosto de recolher feedback no final das reuniões, eu sou responsável por (especialmente se for uma nova reunião em pé), perguntando se deve ou não os participantes encontraram valioso e o que podemos fazer para melhorá-la em o futuro. Não há melhor maneira de garantir que a reunião é necessária. Se não estiver, altere o objetivo e / ou formato, ou retirá-lo do calendário.

fonte: Jeff Weiner - CEO at LinkedIn

sexta-feira, 21 de março de 2014

Site de compras coletivas e fotografo condenados por falta de clareza em anúncio


Os réus foram processados por não entregarem book fotográfico conforme  anunciado na venda. A consumidora narrou sua frustração, pois realizou a compra do serviço para fazer uma vídeo-montagem para a festa de final de ano da escola de seu filho, e recebeu somente cinco fotos.

O caso foi julgado na Comarca de Porto Alegre, pelos Juízes de Direito integrantes da Segunda Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado do Rio Grande do Sul.  .

Caso

O site de compras coletivas Click On e Victor Gruhn Photografer terão de indenizar cliente em R$ 1 mil por danos morais.

A consumidora teria comprado, de acordo com o enunciado do site da empresa de fotografia, 150 cliques, um painel 30x60, um pôster de 13x18, 5 fotos reveladas e um DVD com os conteúdos. O que não ocorreu, pois só houve o recebimento de cinco fotos gravadas em DVD.

Em defesa, o estúdio fotográfico alegou que foi prejudicada pela Click On, que teria publicado o texto incorretamente no site, sem aval, causando falhas ao trabalho realizado.  O site de compras, por sua vez, sustentou que a responsabilidade é da empresa Victor Gruhm Photografer, e que toda a prestação de serviço e entrega do produto é encargo da firma contratada, tendo efetuado apenas intermediação da venda.
Inicialmente, os réus foram condenados e o dano arbitrado em R$ 2 mil. Ambos recorreram.

Recurso

O relator do recurso foi o Juiz de Direito Roberto Behrensdorf Gomes da Silva. O magistrado reconheceu o dano moral, pois não foi possível fazer a montagem pretendida para a festa do filho. Tal desiderato, observado que havia somente cinco fotografias no DVD fornecido, evidentemente não foi atingido, o que causou frustração à autora em evento que era para ser festivo, que não pode ser tido como mero dissabor, analisou.

Entretanto, ponderou que diante do valor da compra, R$ 10,00, atendeu em parte o recurso dos réus e julgou cabível a redução da indenização para R$ 1 mil, observados os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

Acompanharam o voto do relator os Desembargadores Cleber Augusto Tonial e Vivian Cristina Angonese Spengler.

Recurso nº 71004726782

Fonte: TJRS

quarta-feira, 19 de março de 2014

Correios - Extravio de encomenda gera dano moral independente da comprovação do conteúdo

... "o mero extravio de correspondência registrada acarreta dano moral em razão da falha na prestação do serviço" ...


Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) reafirmou o entendimento de que o extravio de encomenda gera dano moral independente da declaração do conteúdo. A decisão foi dada nesta quarta-feira (12/3), durante o julgamento de um incidente de uniformização interposto pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que questionou acórdão da Turma Recursal de São Paulo – o qual havia condenado os Correios ao pagamento de indenização por danos morais e materiais pelo extravio de encomenda enviada por Sedex, com mercadorias destinadas ao Rio de Janeiro.

De acordo com a ECT, a decisão da Turma Recursal de São Paulo contrariaria a jurisprudência das turmas recursais do Mato Grosso, do Rio de Janeiro, do Pará e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para os Correios, a prova do conteúdo é indispensável, e a não comprovação do dano e da causa da falha do serviço afastariam a possibilidade de indenização por dano moral. No entanto, a relatora do caso na TNU, juíza federal Ana Beatriz Vieira da Luz Palumbo, considerou que tanto o STJ quanto a Turma Nacional se posicionam de forma diferente com relação à matéria.

Segundo a magistrada, o dano moral tem autonomia em relação aos danos materiais, não sendo necessária a comprovação do conteúdo para justificar o dano moral. Em seu voto, a juíza comparou ainda o caso do Sedex ao da carta registrada. “Em recente julgado, o STJ entendeu que o mero extravio de correspondência registrada acarreta dano moral em razão da falha na prestação do serviço. A situação do Sedex em tudo se assemelha a da carta registrada, razão pela qual o mesmo entendimento deve ser aqui aplicado”, sustentou.

Além disso, a juíza federal Ana Beatriz utilizou ainda o fundamento do Pedilef 0016233-59.2010.4.01.4300, também da TNU, relatado pelo juiz federal Luiz Cláudio Flores da Cunha: “A ocorrência do dano moral se dá pela falha do serviço em si e a compensação não guarda relação com o valor dos bens supostamente postados”, sublinhou no julgado. “Portanto, ainda que a declaração do conteúdo ou a prova – por qualquer outro meio – dos bens postados possam interferir na fixação do valor da indenização, não são absolutamente condição para sua caracterização”, concluiu a relatora.

Processo: 0004135-09.2009.4.03.6309

Fonte: Conselho da Justiça Federal

INSS responde por descontos indevidos de empréstimo consignado


A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) não conheceu de pedido interposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra acórdão que afirmou sua legitimidade para figurar no polo passivo em ação de reparação de danos patrimoniais decorrentes de descontos realizados em benefício previdenciário, a título de empréstimo consignado, que o autor da ação alega não ter contratado.

O relator do pedido, juiz federal André Carvalho Monteiro, acentua que a apreciação da legitimidade nas ações onde se postula a responsabilidade civil é matéria simples, pois não demanda juízo de valor, mas de mera causalidade. Assim, para saber se a parte demandada é legítima, isto é, se ela figura na relação jurídica de direito material deduzida, deve-se indagar apenas se o dano alegado teria ocorrido mesmo sem a conduta imputada ao réu. Se a resposta a esse questionamento for positiva, então o réu é efetivamente é parte ilegítima, pois não contribuiu para a ocorrência do dano; do contrário, é evidente a sua legitimidade.

De acordo com a TNU, embora o art. 6º da Lei n.10.820/2003 permita ao INSS realizar descontos autorizados pelos titulares do benefício, para pagamento de empréstimos, a efetivação dos descontos é ato praticado pela autarquia previdenciária, não havendo meios materiais de as instituições financeiras se apropriarem de parcela de benefícios sem a autorização do INSS (PEDILEF 05126334620084058013, relator juiz federal Adel Américo De Oliveira, DJ 30/11/2012). Segundo o relator, sem a colaboração do INSS, a instituição financeira que se alega credora “no máximo, poderia propor uma ação judicial para a cobrança, na qual precisaria apresentar provas da existência da obrigação e o autor teria garantido o direito ao exercício da ampla defesa”.

Sendo o INSS a pessoa de direito público que administra o pagamento dos benefícios e possibilita a realização dos descontos, a Turma reconheceu o nexo de causalidade entre a sua conduta e a produção do dano alegado.

Consignou, ainda, o relator, que uma pessoa jurídica de direito público, como é o caso do INSS, que paga benefícios de natureza alimentar a milhões de trabalhadores e a seus dependentes, não pode agir de forma tão irresponsável a ponto de permitir o desvio de recursos reconhecidos em favor de alguém que simplesmente alega ser credor, sem exigir qualquer prova do alegado crédito ou da autorização do segurado. “Se a autarquia federal frustra o pagamento do direito legalmente reconhecido, desviando parcela dos recursos devidos à parte autora a pretexto de satisfazer um direito de terceiro, que sequer apresentou provas de que este direito existe, não há dúvidas de que deve responder pelos pagamentos”, ressalta o relator.

Com estas considerações, a TNU reafirmou o entendimento quanto à legitimidade do INSS para figurar no pólo passivo dessas ações e aplicou a Questão de Ordem n. 13, pela qual: “Não cabe Pedido de Uniformização, quando a jurisprudência da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais se firmou no mesmo sentido do acórdão recorrido”.

Processo: 0020817-79.2008.4.01.3900

Fonte: Tribunal Regional Federal da 3ª Região


terça-feira, 11 de março de 2014

STJ suspende ações sobre correção do FGTS



As ações buscam, em geral, obrigar que o FGTS seja corrigido pela inflação...

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu nesta quarta-feira (26) o trâmite de todas as ações relativas à correção de saldos de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por outros índices que não a TR (taxa referencial). 

A decisão alcança ações coletivas e individuais em todas as instâncias das Justiças estaduais e federal, inclusive juizados especiais e turmas recursais. A Caixa Econômica Federal (CEF), que pediu a suspensão, estima serem mais de 50 mil ações sobre o tema em trâmite no Brasil. 

Dessas, quase 23 mil já tiveram sentença, sendo 22.697 favoráveis à CEF e 57 desfavoráveis. Ainda haveria em trâmite 180 ações coletivas, movidas por sindicatos, e uma ação civil pública, movida pela Defensoria Pública da União. 

A suspensão vale até o julgamento, pela Primeira Seção do STJ, do Recurso Especial 1.381.683, que será apreciado como representativo de controvérsia repetitiva. Ainda não há data prevista para esse julgamento.

Inflação e TR

As ações buscam, em geral, obrigar que o FGTS seja corrigido pela inflação e não pela TR. Segundo a CEF, a jurisprudência brasileira seria “remansosa” em seu favor, já que não há nenhum dispositivo legal que determine tal índice. A pretensão ainda configuraria, no entendimento da CEF, indexação da economia. 

Na ação que resultou no recurso repetitivo, um sindicato argumenta que a TR é parâmetro de remuneração da poupança e não de atualização desses depósitos. Por isso, a CEF estaria equivocada ao usar essa taxa para o FGTS. 

A ação destaca que a TR chegou a valer 0% em períodos como setembro a novembro de 2009 e janeiro, fevereiro e abril de 2010. Como a inflação nesses meses foi superior a 0%, teria havido efetiva perda de poder aquisitivo nos depósitos de FGTS, violando o inciso III do artigo 7º da Constituição Federal. 

O sindicato aponta que a defasagem alcançaria uma diferença de 4.588% desde 1980. A pretensão foi afastada em primeira e segunda instância no caso que chegou ao STJ. 

Justiça homogênea 

Para o ministro Benedito Goncalves, a suspensão evita a insegurança jurídica pela dispersão jurisprudencial potencial nessas ações. 

Gonçalves destacou que o rito dos recursos repetitivos serve não apenas para desobstruir os tribunais superiores, mas para garantir uma prestação jurisdicional homogênea às partes, evitando-se movimentações desnecessárias e dispendiosas do Judiciário. 

O processo segue agora ao Ministério Público Federal por 15 dias, para parecer. Depois, o ministro relator elaborará seu voto e levará o caso para julgamento perante a Primeira Seção do Tribunal, que reúne os dez ministros componentes das Turmas do STJ responsáveis pelo julgamento de temas de direito público. 

Processo: REsp 1381683

fonte: STJ


quinta-feira, 6 de março de 2014

Comprovantes de pagamento: quanto tempo guardar?


Cada tipo de comprovante tem um tempo mais adequado (ou obrigatório) para ser mantido e é importante conhecer esses prazos.

Água, luz, telefone, aluguel, tributos, plano de saúde, mensalidade escolar. A lista de contas a pagar no mês é extensa. E a quantidade de papel gerado também. Além dos boletos, tem ainda os comprovantes de pagamento, que devem ser guardados sempre juntos. 

Saber quais documentos devem ser guardados e por quanto tempo ajuda a manter a organização domiciliar. O tema é assunto do contéudo especial produzido pela Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo.

Organize a documentação

É sempre bom guardar as faturas ou as declarações anuais até a data de prescrição das dívidas, para fins de prevenção. Veja, a seguir, os prazos indicados para manter a guarda de documentos:

POR 5 ANOS

- Tributos municipais, estaduais e federais;
- Água, luz, telefone e gás;
- Plano de saúde;
- Mensalidade escolar (incluindo pagamentos de cursos livres);
- Honorários de profissionais liberais (advogados, médicos, dentistas etc.);
- Cartão de crédito.

POR 3 ANOS

- Aluguel.

POR 1 ANO

- Seguros em geral (a proposta, a apólice e as declarações de pagamento devem ser guardadas por mais um ano após o fim da vigência);
- Despesas em hotéis.

CASOS ESPECÍFICOS

- Bens duráveis (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, automóveis, etc.): as notas fiscais devem ser guardadas durante toda a vida útil do produto, a partir da sua aquisição. Alguns recomendam que se guarde até o final da garantia, mas ainda assim é melhor manter os recibos, pois existe a possibilidade de haver defeitos que não são de fácil constatação (como um defeito no freio, no caso de um veículo), os chamados “vícios ocultos”. A mesma regra também vale para os certificados de garantia.

- Financiamento de imóveis e carros: até o fim do processo de quitação, com a transferência do bem para o nome do comprador ou do registro da escritura.

- Consórcio: declarações devem ser guardadas até o encerramento das operações financeiras do grupo.

- Contratos: contratos em geral precisam ser conservados até que o vínculo entre as partes seja desfeito e, em se tratando de financiamento, até que todas as parcelas estejam quitadas e o bem desalienado (sem dívidas).

- Condomínios: declarações de quitação de pagamento devem ser guardadas durante todo o período em que o morador estiver no imóvel. Após a saída, conservá-los por 10 (dez) anos.

- Informações complementares sobre aluguel: o locatário deve guardar o contrato e as declarações até sua desocupação e consequente recebimento do termo de entrega de chaves, por três anos, desde que não haja qualquer pendência (somente para casos onde haja uma efetiva relação de consumo - consumidor e uma empresa/administradora. Contratos entre particulares são de natureza jurídica diferente e não constitui relação de consumo).

- Convênio médico: proposta e contrato por todo o período em que estiver como conveniado. Recibos referentes, no mínimo, aos 12 meses anteriores ao último reajuste devem ser guardados por todo o período de contratação.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo